Ficou com dúvidas?
5 Erros que todo PJ comete na sua gestão financeira
Depois de tanto ver a necessidade de abordar esse tema, hoje vamos falar sobre 5 erros que toda pessoa jurídica comete ou já cometeu em sua gestão financeira. Sente que está tomado de desorganização, falta de controle ou está muito preso a gerir seu empreendimento?
O artigo de hoje te ensinará exatamente o que não dá mais para errar na gestão de seu negócio e como ganhar tempo, sem deixar tudo para depois! Seu negócio depende de você em várias áreas e também na gestão? As dicas abaixo irão te ajudar bastante…
Vamos aos principais erros do PJ:1- Misturar conta pessoal com conta empresarial
Não dá mais para continuar misturando suas contas jurídica e pessoal. São coisas totalmente diferentes. O seu negócio precisa de uma atenção única e diferenciada de todas as contas demais.
O maior problema dentro da questão de tornar sua pessoa jurídica e física a mesma coisa, é que você não conseguirá ter um balanço real do quanto sua empresa está lhe trazendo de gastos, lucros, entre outras informações fundamentais para potencializar ou até assegurar seu negócio.2- Descontrole da organização de estoque
3- Não ter histórico do fluxo de caixa
Após alguns anos, sua técnica de gestão tende a melhorar bastante. Os dados de compras, vendas, meses em baixa, nos momentos glorificados de alto rendimento, tudo isso será usado para melhorar seu negócio e até para estar preparado para os momentos turbulentos.
Não ter controle sobre o fluxo de caixa, seja diário, semanal ou mensal, faz com que você perca dados fundamentais para facilitar a previsão de gestão de seu negócio. Ter esse histórico de maneira facilitada e acessível é fundamental para um bom negócio. Não cometa o erro de não ter histórico de fluxo de caixa.4- Falta de noção de custos fixos e variáveis
Vamos a uma informação bem básica e importante na hora de gerir seus gastos? Você precisa entender sobre custos fixos, custos variáveis e como usá-los.
Os custos fixos, como são chamados, são aqueles custos que sofrem poucas variações mas você sempre tem. Aluguel do espaço, admissão de CLT, taxas como a de incêndio, IPTU, entre outros.
Já os custos variáveis, são aqueles que os custos têm variação visível em um curto espaço tempo. Bons exemplos são a conta de luz, determinados produtos, funcionários freelancers, entre outros. Então, com esses dados na mão, você já consegue saber qual seu custo diário, quanto dá para ser investido, quando deve segurar os gastos, entre outros.5- Não ter uma ferramenta de gestão
Se você está gerindo um negócio sem uma ferramenta de gestão, pare agora mesmo. O retorno de controle empresarial dado pelas ferramentas de gestão certas, te custará bem pouco e será uma grande aquisição. Você terá para além de um melhor controle de sua empresa, dados valiosos para saber exatamente o que fazer com seu momento empresarial.
Se você precisa fazer diversas funções em seu serviço e já não está dando mais conta em ter controle sobre fluxo de caixa, histórico de compra e venda, está perdendo o controle do estoque e misturando contas PJ com pessoa física, vale muito a pena adquirir uma ferramenta de gestão. Ajude seus amigos compartilhando nas redes sociais, os 5 erros que todo PJ comete e ajude melhores movimentações de todo mercado!